Mordedores e a saúde bucal dos bebês

mordedores e a saúde bucal dos bebês

Mordedores e a saúde bucal dos bebês

O nascimento dos primeiros dentes dos bebês é um momento que gera entusiasmo nos familiares, visto que o sorriso dos filhos começa a se formar, além de ser um sinal de que a criança está crescendo, sendo uma fase onde os mordedores são constantemente procurados pelos pais.

Contudo, nesta etapa os pequenos começam a apresentar alguns sintomas característicos, como coceira na gengiva e febre, por exemplo, e os mordedores são fundamentais para minimizar, especialmente, os incômodos gengivais.

A orientação de um odontopediatra para auxiliar na higiene e dores que a criança possa apresentar, também são importantes durante o crescimento dos primeiros dentes. Ademais, indicar mordedores específicos, que não afetem a saúde bucal dos bebês é uma das formas que o profissional pode atuar junto dos pais.

A importância dos mordedores para a saúde bucal

Com a erupção dentária, como já mencionado, sintomas como inchaço e dor podem aparecer, fazendo com que as crianças levem diversos objetos à boca, com o objetivo de coçar a gengiva com eles. Este tipo de atitude pode favorecer o surgimento de bactérias prejudiciais à saúde dos pequenos, como uma gripe ou até mesmo um quadro mais acentuado.

mordedores e a saúde bucal dos bebês

Os mordedores, no entanto, evitam com que objetos não higienizados entrem em contato com a gengiva, local onde os primeiros dentes estão surgindo. Estes pequenos brinquedos, ajudam a diminuir a coceira e irritação gengival dos pequenos. Todavia, vale destacar que estes precisam estar bem limpos para que o bebê não corra riscos.

Qual o mordedor mais indicado?

Embora existam mordedores de diversos tipos, cores e tamanhos, os mais indicados são os importados, produzidos com um material especifico, similar ao silicone, porém não são facilmente encontrados no Brasil. No Brasil, encontramos alguns com líquido dentro, os indicados são aqueles que possuem água dentro, visto que, caso haja a perfuração do brinquedo, a criança não corra o risco de ingerir o liquido que fica no interior de alguns produtos.

Outra indicação é deixar o mordedor por algum tempo dentro da geladeira, mas em uma temperatura que não seja agressiva à saúde do bebê. Por estar em uma temperatura mais baixa, o brinquedo auxilia no controle do inchaço gengival, proporcionado pela erupção dental.

Higienizar os mordedores é fundamental

Apesar de serem importantes para a saúde bucal dos bebês, os mordedores precisam ser higienizados constantemente, uma vez que os pequenos acabam deixando cair no chão frequentemente e é um objeto que está em constante contato com a boca. Por isso, utilize água e sabão neutro, com uma escova macia para não danificar o produto.

Procure também o acompanhamento de um odontopediatra para a indicação correta do mordedor para bebês.