Qual a quantidade de creme dental ideal para crianças?

qual a quantidade de creme dental ideal para crianças

Qual a quantidade de creme dental ideal para crianças?

Apesar de muitos desconhecerem a atrelarem os cremes dentais apenas por uma questão de gosto, estas substâncias têm papel importante no desenvolvimento das crianças, especialmente no que diz respeito à saúde bucal.

A infância é uma das épocas onde existem diversas descobertas e aprendizados, tanto dos pais, quanto das crianças. Os hábitos criados durante este período irão fazer parte do resto da vida, por isso é importante conscientizar os filhos, especialmente no que diz respeito à higiene bucal, como passar a fita dental e escovar os dentes.

O odontopediatra tem papel importante no início da vida dos pequenos, visto que além de atuar no tratamento de problemas que podem acometer a saúde bucal, este profissional também conscientiza e orienta as crianças. Este tipo base no início da vida traz benefícios no futuro, à medida em que os pacientes se desenvolvem em diversos aspectos.

Como a higienização bucal das crianças deve ser feita?

qual a quantidade de creme dental ideal para crianças

Os pais têm parte fundamental no que diz respeito a orientação das crianças com relação à higiene bucal, visto que o odontopediatra auxilia para que os cuidados sejam feitos em casa.

Bebês que ainda não possuem dentes e fazem amamentação natural exclusiva, não precisam higienizar a boca. Já os bebês que fazem uso de formula, podem ter suas gengivas e língua higienizada com gaze umedecida com água filtrada ou soro fisiológico. Após a erupção dentária, é possível implantar cremes dentais ricos em flúor, contudo, a quantidade da substância vai de acordo com a orientação do odontopediatra.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso da pasta de dente deve conter 1000 partes por milhão (1000ppmF) após o aparecimento do primeiro dente.

Qual a quantidade de creme ideal para crianças?

No que diz respeito à quantidade de creme dental, esta pode variar de acordo com a idade. Em bebês pequenos, a Sociedade Brasileira de Odontologia indica o uso de flúor, mas na quantidade de pasta que equivalha a um grão de arroz, ou seja, bem pouco.

O mesmo vale para as outras idades, visto que o que mais conta é a técnica em que os pequenos pacientes escovam os dentes, assim como a escova, que deve ter cerdas macias para que a gengiva não fique machucada. Além disso, criar o hábito de escovar os dentes é o principal ponto durante a infância, tendo em vista que estas atitudes serão carregadas para a idade adulta, prevenindo contra problemas futuros.

Qual a importância do creme dental infantil?

Além do sabor característico, que favorece a adaptação da criança, os cremes dentais e escovas de dentes infantis contêm diversos personagens e desenhos que elas gostam, facilitando a assimilação durante este processo, fazendo com que criem o hábito de sempre estarem escovando os dentes.